Quanto custa faculdade de medicina no Brasil?

Custa bilhões de sofrimentos, mal atendimento , falta de especialistas e muitas vidas . Se o aluno não passar no ultra concorrido ENEM tirando nota melhor que 4 a 5 milhões de concorrentes para poder fazer medicina de graça numa federal , dependerá das faculdades particulares que custam em media de R$ 5 a12 mil mensais + material e despesas pessoais ( destacamos que existem faculdades cobrando até mais que 25.000,00 reais por mês), e por isso 65 mil brasileiros se aventuram para cursar Medicina em países vizinhos onde custa em média 700 reais mensais , com mesmo currículo, porém pra depois o formado trabalhar no Brasil , o CFM tenta dificultar ao máximo , por mais que falte médicos, e por mais que o médicos formados lá tenham as vezes melhores currículos e experiência na área de saúde, que médicos novos formados no Brasil. (Isso se dá porque farmaceuticos, enfermeiros experientes e outros profissionais de saúde experientes que estudam medicina lá, já esqueceram materias do segundo grau que se exigem no ENEM, e focaram apenas na área de saúde).

Por falar neste valor exorbitante e impraticável para 99,999999999999% da população brasileira , cobrado por aulas relativamente bem mais fáceis que muitas outras áreas do ensino, devo lembrar que os CRMs, CFM, ANVISA, MEC, lobbys farmacêuticos & Cia, dificultam tanto a formação e a entrada de médicos estrangeiros, que o Brasil tem 1.8 médicos pra cada 1000 pessoas e a argentina 3.2, e o Uruguai 3.7. (MEC suspende criação de cursos de medicina por 5 anos) . https://expresso-noticia.jusbrasil.com.br/noticias/2148221/mec-fecha-curso-e-corta-570-vagas-de-cursos-de-medicina https://summitsaude.estadao.com.br/novos-medicos/por-que-o-mec-suspendeu-a-criacao-de-cursos-de-medicina/

Mas será que podemos parar a formação de médicos por 5 anos tendo um dos menores índices proporcionais de médicos do mundo?

O resultado deste monopólio da profissão é um roubo oportunista a céu aberto (inclusive de faculdades católicas que se aproveitam da lei da baixa oferta, que foi reprimida pelos lobbys que devem influenciar decisões do MEC ) , são milhões de vidas mortas ou mal atendidas , o que se reflete na baixa expectativa de vida dos brasileiros[1](veja quadro comparativo abaixo e sinta a indignação necessária para mudarmos isso) ; veja também outras consequências mais diretas numa listinha que preparamos abaixo:

  1. No Brasil não existe profissão mais bem paga, carente, valorizada, estimada , venerada, é quase impossivel você encontrar um único médico desempregado, os municipios chegam a implorar que um médico vá pra lá receber mais de 12 salários por mês, mas os médicos , empoderados pela lei da baixa oferta de sua profissão acabam descobrindo as vantagens da capital para ganhar muito mais devido serem poucos, e concentrarem em si muitos aspectos do comercio da saúde, refletido em altíssimos salários + propinas de laboratorio, + 10 a 20% nos exames encaminhados, +pagamentos por receitarem um medicamento, altíssimas propinas e comissões (como queira chamar) por usarem materiais consignados que ficam no hospitais.

    Por exemplo, um cardiologista pode ganhar 10 a 20 mil reais por cada cirurgia pelo caixa 2 se usar kit de coração artificial do laboratório “x” você sabia disso?

    Fora outras coisas como ganhos por fora em tratamento do câncer[2] ( trabalhei com contador de laboratorio que me informava estes casos e dizia que nunca viu tanta corrupção, nem quando era contador de casas de motel). Depois confirmei com um médico amigo, depois com amigos representantes farmacêuticos, depois vi reportagens…e acabei percebendo que o que to falando são fatos até bem conhecidos[3][4][5] [6] . Teve uma vez que um cirurgião plástico me confessou que seu criterio era a propina e não a qualidade dos materiais, de cabeça baixa, na frente dos seus pais. Triste cena.
  2. Poucos médicos geram atendimento rápido e superficial sem questionário de anamnese (prova disso que 99,999999999% dos leitores brasileiros nem devem saber o que é isso e/ou nunca fizeram tal questionário e nem sabem que devem fazê-lo e que o profissional deveria ter tudo anotado pra não ficar repetindo , ou submeter a um app[7] [8] ).
  3. Demora no atendimento . Há lugares que a pessoa espera mais de 5 horas .
  4. Brasileiro vive pouco , média de 74 anos Expectativa de vida dos brasileiros chega a 74 anos.
  5. Escassez de especialidades (no interior que representa 60% da população brasileira, quase não existem especialistas ).”3.670 municípios – 68,2% do total – são habitados por menos de 20 mil pessoas. Juntos eles têm 32 milhões de habitantes ou 15,2% da população total do país”.[9] Os especialistas se concentram nas capitais ricas Lista de capitais do Brasil por número de médicos para cada grupo de mil habitantes – Wikipédia, a enciclopédia livre , ou seja, a média péssima de 1,8 a 2 médicos para cada 1000 pessoas, se formos analisar alguns locais , pode cair até para 0,4 como em municipios do Piauí e Maranhão, índice mais baixo que dos países mais pobres do mundo!!!
  6. Fila de espera por especialistas, cirurgias e internações pode chegar a 2 anos .
  7. O clínico geral faz apenas uma triagem, quem atende mesmo são especialistas, mas no Brasil achar especialistas é como achar ouro. E quando achar , eles deverão estar mais nas grandes cidades e estarão tão abarrotados de serviço que você os encontrará exaustos correndo, receberã um péssimo, rápido e as vezes, arrogante atendimento (já que só eles mandam no pedaço) e provavelmente estarão desatualizados por falta de tempo pra estudar .
  8. Pobres são pior atendidos porque os planos de saúde contratam os melhores alunos e os especialistas
  9. Tem lugares que a proporção de médicos é pior que dos paises mais pobres do planeta (0,4) devido a má distribuição
  10. Médicos no Brasil ficam totalmente sem tempo pra estudar e atualizar
  11. Médico não se especializa em plantas medicinais e nutrologia apesar de necessitarmos ser orientados nestes assuntos, e por não conhecerem, em geral ainda falam mal, geram desconfiança ou dão menor importância. Por que na Índia temos 116 mortos por milhão, no Brasil 1409 e nos EUA 1680 ?(Covid-19)
  12. Os poucos médicos detendo muito poder, altos salários, são vigiados 24 horas por dia pra não fugirem do sistema, e morrem de medo de perder a boca, acabam se tornando vendidos ao sistema vigente dominado pela ANVISA e FARMACÊUTICAS que controlem receitas e pagam propinas aos “bons de caneta” que pode ser em dinheiro , cargos , passeios , congressos , etc. Diversas provas que as instituições “Globo”, “ANVISA” e WHO (OMS- Organização Mundial da Saúde) e toda classe médica e farmacêutica, estão dominados pela indústria farmacêutica em suas divulgações, alertas,decisões e observações
  13. Se tornam poderosos demais, mandando em quase tudo, roubando inclusive atribuições de outros profissionais mais especializados em pontos específicos, como farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, biólogos, químicos, deixando estes com baixíssimos salários e desempregados, na Europa por exemplo, farmacêutico que muitas vezes estuda as mesmas matérias e até mais matérias que medicina, pode receitar; as óticas possuem aparelhos pra medir sua necessidade na hora e sair com seus óculos e encaminhar casos especiais pra oftalmologistas; aqui existe uma opressão destes contra até os optometristas especializados em receituários de lentes.
  14. Brasil é quase campeão em mortes por covid-19 (1;200 mortes por milhão) ao lado dos EUA (1600), e quando comparado ao número proporcional de mortes na India (113) e China (3), percebemos que não é apenas a falta de médicos mas de uma medicina mais ampla, holística (a India tem 2 ministerios da saúde, um cuidando apenas das medicinas aqui chamadas de alternativas) .
  15. Brasil quase não tem pesquisa clínica já que mão de obra médica (figura central para avanço da pesquisa clínica) fica super cara pela lei da oferta e procura; isto além de diminuir muito o nível acadêmico científico em geral, gera prejuízos na ordem de trilhões de dólares , pois patentes de medicamentos novos que só são aprovados se tiver fases clínicas, possui altíssimo valor agregado.
  16. Evasão de brasileiros pra estudarem no Paraguai por R$ 700,00 a mensalidade gerando uma evasão de mais de 200 millhões de reais/mês do país. 2 bilhões por ano.
  17. Alunos não são obrigados a saberem muito, pois ficam isentos do revalida que só é exigido de estrangeiros ( como se aqui se ensinasse direitinho Revalida 2019: como é hoje e o que vai mudar? )
  18. O professor de medicina de federal (se for médico) divide seu escasso tempo clinicando
  19. Quase nenhum deles se dedica a pesquisa clínica
  20. Os hospitais das clínicas que estão atrelados as universidades se tornam escravizados por pesquisa clínica estrangeira e pouquíssimas iniciativas brasileiras desenvolvem fases clínicas, gerando um prejuízo na ordem de trilhões de dólares que é a escala de valor médio de patentes de fármacos liberados pela ANVISA e CFM.
  21. Resposta de Thiago Francisco para Médicos ganham mais que engenheiros? Por quê? O Thiago cita: ” oferta e demanda” e que “O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a abertura de novos cursos de medicina para controlar a oferta de profissionais no mercado. Com menos profissionais disponíveis, o salário dos médicos sobe.MEC suspende criação de cursos de medicina por 5 anos
  22. É esta escassez de médicos provavelmente que leva a baixa espectativa de vida , bem como a falta de uma cultura em nutrologia e fitoterapia, e neste ponto, surgiram no Brasil verdadeiros herois como o Dr. Lair Ribeiro que leciona aulas grátis de medicina e tem mais de 1 bilhão de visualizações no youtube diminuindo assim um pouco a carência de bons médicos e de número de médicos no Brasil.

Sugestão como Solução

Devemos copiar urgente a Índia onde temos 2 ministérios da saúde[1] , da medicina controlada pela indústria (que não é tão ruim) e da medicina aqui marginalizada e chamada de “complementar” , “alternativa” “natural”, “holística”, “tradicionalista” , “ortomolecular” ; na verdade esta medicina é apenas a não lucrativa a indústria . Por que quando conseguem transformar um de seus produtos ou protocolo em lucro, já já homologam, oficializam e permitem aos médicos recomendarem? Porque automaticamente ela foi bancada pelas caríssimas “trial clinicals”..é um jogo viciado . Parece conspiração, mas é só aquele conjunto de convenções que precisam ser QUEBRADAS AO MEIO , como a índia fez….

Ah …esqueci de mencionar que as mortes na india, proporcionais a sua população são 116/M a cada milhão de pessoas e no Brasil 1.409/M por milhão de pessoas ¹ e nos EUA 1680/M.

Este CONTRASTE TERRÍVEL tenho percebido nos países que usam muito plantas medicinais versus países como o nosso onde a medicina controlada mais pela indústria prevalece. Na minha opinião é uma clara demonstração da sua ineficiência desta frente a eficiência daquela medicina marginalizada defendida mais por cientistas, pesquisadores, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde.

Países com Menor Proporção de Mortes por Covid-19 usam muito Medicina Alternativa e Fitoterapia

¹ Coronavirus Update (Live): 111,332,696 Cases and 2,465,527 Deaths from COVID-19 Virus Pandemic

Depois de responder Quanto custa faculdade de medicina no Brasil? onde escandalizo a situação da saúde e da formação de médicos no Brasil, obrigando 65 mil estudantes brasileiros para que tenham que viajar pra cursar medicina em países vizinhos, gerando a perda de 6 bilhões de reais por ano, faço deste post um inicio de projeto lei (solicito colaborações ) que visa descentralizar as decisões em saúde da ANVISA e distribuir poder de decisão aos especialistas de cada área (peer review).

Alguém me respondeu dizendo que ANVISA “já tem especialistas” , e eu afirmo que isso é impossível , nem caberia nela tantos são os pesquisadores que se dedicam, cada um, a minúsculos e específicas especialidades. E são estes que possuem o discernimento e metodologia certa para cada item específico. Muitos estão em laboratórios estrangeiros e nem estão disponíveis no Brasil que é bastante atrasado em produção cientifica relevante[2] .

A centralização de todas as decisões complexas de saúde na ANVISA tem favorecido a corrupção, (muito poder, muita corrupção) , favorecido o atraso, a burocracia, a facilidade com que lobbys possam atuar controlando aquele ponto estratégico, e abaixo apresentamos provas de que lobbys da indústria farmacêutica, estão influenciando a normatização e fiscalizando segundo interesses e conceitos da indústria e não segundo prioritariamente a saúde pública ou consenso cientifico acadêmico.

Não acredito em teoria da conspiração, mas acredito que interesses comuns, ganhos comuns, vaidades, disputa de poder, e coletivismos grupais, fabricam um sistema de coisas que mais parece uma conspiração pelo mal .

De qualquer forma, conspirado ou conveniente, o mal existe e precisamos identificar as provas para a existência do mesmo, neste caso apresento aqui 15 provas ou evidências , sendo a maioria ligada a negligência para com soluções não lucrativas (produtos naturais por exemplo) e a apresentação de soluções de sínteses exclusivas patenteáveis lucrativas (porque neste caso investidores bancam os caros ensaios clínicos) , como se só elas fossem científicas (portanto legalizadas e aprovadas).

Portanto CONSIDERANDO estas 15 provas ou evidências de corrupção, faremos as devidas propostas abaixo das mesmas.

Prova 1

Industria farmacêutica[3] parece controlar a ANVISA e seus presidentes , a ponto de termos fatos e declarações CRIMINOSOS[4][5] como de um ex presidente da ANVISA chamado Jarbas Barbosa[4]: “Se aprovássemos automaticamente as drogas porque foram registradas nos Estados Unidos, teríamos uma enxurrada de produtos americanos e liquidaríamos a indústria nacional.” Quando a função da ANVISA é proteger nossa saúde e não bolso de indústria que nem temos, pois aqui se importa 95% dos princípios ativos da China e Índia, ou seja , temos mais empacotadores comerciantes que indústria.[20] [6]

Isso lembra muito um fato recente[7] de um inteligentíssimo e sábio projeto lei[8] do senador Rodrigo Pacheco[9] , presidente do senado federal , que para agilizar a aprovação de vacinas para Covid-19 , recomendou que vacinas já aprovadas por agências como o FDA americano . EMA da união europeia e outras , pudessem ser vendidas e aplicadas no Brasil, mas a ANVISA que é controlada por lobbys da indústria local, pede para que Bolsonaro vete o mesmo:

Retiro de uma contribuição minha a um artigo científico o seguinte parágrafo:

“Ao longo das últimas 2 décadas, a indústria farmacêutica ganhou controle sem precedentes sobre a avaliação de seus próprios produtos. As empresas farmacêuticas agora financiam a maioria das pesquisas clínicas sobre medicamentos prescritos, e há evidências crescentes de que muitas vezes distorcem a pesquisa que patrocinam para fazer seus medicamentos parecerem melhores e mais seguros. Dois artigos recentes ressaltam o problema: um mostrou que muitas publicações sobre o rofecoxibe da Merck que foram atribuídas principalmente ou exclusivamente a pesquisadores acadêmicos foram na verdade escritas por funcionários da Merck ou editoras médicas contratadas pela Merck 1 ; o outro mostrou que a empresa manipulou a análise de dados em 2 ensaios clínicos para minimizar o aumento da mortalidade associado ao rofecoxib. 2O preconceito na forma como a pesquisa patrocinada pela indústria é conduzida e relatada não é incomum e de forma alguma se limita à Merck. 3” e “Em março de 2011, o Institute of Medicine (IOM) emitiu um novo conjunto de padrões para diretrizes de prática clínica destinadas a melhorar a qualidade das diretrizes que estão sendo produzidas. Até onde sabemos, nenhuma revisão sistemática da adesão a tais padrões foi realizada desde a publicação de uma década atrás” e a “análise de uma amostra aleatória de diretrizes de prática clínica arquivada no site do NGC em junho de 2011 demonstrou conformidade insuficiente com os padrões do IOM, com pouca ou nenhuma melhora nas últimas 2 décadas”[1] o que leva ao fato confirmado que a maioria dos ” médicos discriminam os estudos em vários graus de rigor, mas o patrocínio da indústria influencia negativamente sua percepção da qualidade metodológica e reduz sua disposição de acreditar e agir nas descobertas do estudo, independentemente da qualidade do estudo. Esses efeitos podem influenciar a tradução da pesquisa clínica para a prática”.[2] e conclusões nada confortantes denunciam que ” embora a medicina baseada em evidências seja um ideal nobre, a medicina baseada em marketing é a realidade atual”.[3]

1. Kung, Justin; Miller, Ram R.; Mackowiak, Philip A. (26 de novembro de 2012). «Failure of Clinical Practice Guidelines to Meet Institute of Medicine Standards: Two More Decades of Little, If Any, Progress»Archives of Internal Medicine (em inglês). 172 (21): 1628–1633. ISSN 0003-9926doi:10.1001/2013.jamainternmed.56

2. Kesselheim, Aaron S.; Robertson, Christopher T.; Myers, Jessica A.; Rose, Susannah L.; Gillet, Victoria; Ross, Kathryn M.; Glynn, Robert J.; Joffe, Steven; Avorn, Jerry (20 de setembro de 2012). «A Randomized Study of How Physicians Interpret Research Funding Disclosures»New England Journal of Medicine367 (12): 1119–1127. ISSN 0028-4793PMC 3538846PMID 22992075doi:10.1056/NEJMsa1202397

3. Spielmans, Glen I.; Parry, Peter I. (1 de março de 2010). «From Evidence-based Medicine to Marketing-based Medicine: Evidence from Internal Industry Documents»Journal of Bioethical Inquiry (em inglês). 7 (1): 13–29. ISSN 1872-4353doi:10.1007/s11673-010-9208-8

Prova 2

OMS e Rede globo, CBN, etc, quase não divulgam antivirais naturais que não são interessantes a indústria e que de fato, de verdade, cientificamente comprovado estão salvando milhões de pessoas[10] . Por que tanta negligência ? O controle histórico[11] [12] da industria e do sistema médico-farmacêutico explicaria isso, pois “Houve um mau desenvolvimento na estrutura da educação médica nos Estados Unidos após o Relatório Flexner.[13] [14]

Prova 3

As regras absolutistas em favor dos sintéticos patenteáveis[15] prevalece nos países mais desenvolvidos com algumas exceções, justamente onde temos a maior proporção de mortes por Covid-19; na India onde temos 2 ministerios da saúde e um incentivando as plantas a proporção é bem menor, em países de legislação mais inclusivista em relação as plantas e fitoterápicos como o Japão, notoriamente conhecido por medicinas complentares e uso de fitoterápicos, o número de mortes são pífias[16]

*** O saudoso padre Chicão , pouco antes de falecer , me disse que depois de ouvir um áudio nosso , teve a ideia de propor também no Brasil um segundo ministério da saude chamado , palavras dele: ” MINISTERIO DA SAUDE PREVENTIVA EDUCATIVA NATURAL HOLÍSTICA”

Prova 4

Existem várias formas de se produzir vacinas, mas as formas mais naturais que não representam grandes ganhos para a industria, são pouco divulgadas como no caso de uso da gema de ovo de galinhas desafiadas[17]

Prova 5

Quando podem falar mal de plantas medicinais, eles descem a lenha, exemplo disso foi uso do inocente Dr. Drauzio Varella falando mal sobre plantas medicinais todo domingo no programa do “fantástico” na rede globo, que debaixo de muita reclamação e protesto eles retiraram do ar. E quando falam bem , sempre finalizam que “mais pesquisas precisam ser empreendidas” , algo que quase NUNCA oncorrerá assim como não ocorre com nenhum produto que foge a regra de ouro, ou melhor, de sangue de muitas vítimas, de exclusividade de fabricação que produtos naturais não dão.

*** Digo inocente porque Dráuzio demonstra entender muito pouco de fitoterapia e quem não publicou nada no tema, em geral não tem competência pra falar dele .

Prova 6

Médicos brasileiros saem da faculdades brasileiras quase analfabetos em fitoterapia. Os que rompem com o sistema como o Dr. Lair Ribeiro, mesmo tendo já dado aula em Harvard e sendo autor de 149 artigos cientificos com testemunhos positivos de milhões de brasileiros ajudados por suas aulas grátis no youtube, costumam ser perseguidos[18] (*** palestra muito esclarecedora de 14 minutos)

Prova 7

O controle de receitas e as propinas, comissões e cobranças que médicos recebem de representantes farmacêuticos para que seja “bons de caneta”, por meio de softwares como o close-up[19]

Prova 8

A vigilância 24 horas que médicos recebem para que não saiam do sistema estabelecido com excessiva auditoria.

Prova 9

As conflituosas resoluções do CFM ( CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA) sobre medicina ortomolecular

Exemplo:
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA
RESOLUÇÃO CFM Nº 2.004, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2012
REVOGA A RESOLUÇÃO CFM Nº 1938, DE 14-01-2010

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

Prova 10

Resoluções desfavoráveis a práticas medicinais baratas e super recomendadas pela literatura científica com a alegação hipócrita ou no mínimo ignorante, de que não houveram ensaios clínicos suficientes , quando todos sabemos que produto ou protocolo que não representa grande lucro NUNCA vai receber aporte para desenvolver grandes testes clínicos.

Exemplo:

Esta análise “porca” do CFM sobre 91 artigos científicos recomendando autohemoterapia e ozonioterapia [20] ( temos mais de 5000 artigos cientificos recomendadando tais práticas[21] ) rejeitam a técnica com a justificativa igualmente porca de falta de ensaios clinicos mesmo tendo sido tais práticas centenarias e usadas em mais de milhões de pessoas com milhões de testemunhos positivos.

Prova 11

ANVISA vive perseguindo lojas de produtos naturais que só não são fechadas porque ficam pagando propinas aos seus fiscais . Não poucos donos destas lojas morrem de ataque cardíaco e stress devido a relativa informalidade que precisam estar pra continuar atuando.

Prova 12

Fato histórico de Como Rockefeller fundou a medicina moderna e matou as curas naturais E O RELATORIO FLEXNERThe Flexner Report and the Standardization of American Medical EducationMedical education in the United States today is strikingly standardized and demanding. It was not always so. Prior to the widespread implementation of educatihttps://jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/198677

Prova 13

Veja no google Scholar os milhares de artigos científicos recomendando fitoterapia[22] para as mais diversas doenças(inclusive Covid-19) enquanto apenas um parcela mínima dos médicos as receitam (Vamos valorizar nossos médicos que fogem esta vergonhosa regra ).

Referências de artigos científicos específicos de plantas anti virus da Covid-19

Moroccan Medicinal plants as inhibitors against SARS-CoV-2 main protease: Computational investigations (Moroccan Medicinal plants as inhibitors against SARS-CoV-2 main protease: Computational investigations)

Naringenin, a flavanone with antiviral and anti‐inflammatory effects: A promising treatment strategy against COVID‐19 (Naringenin, a flavanone with antiviral and anti‐inflammatory effects: A promising treatment strategy against COVID‐19)

https://osf.io/preprints/3z2nv/ (https://osf.io/preprints/3z2nv/)

Challenges at the Time of COVID-19: Opportunities and Innovations in Antivirals from Nature (Challenges at the Time of COVID-19: Opportunities and Innovations in Antivirals from Nature)

https://www.researchgate.net/profile/Alireza_Rezazadeh2/publication/340771876_Plants_as_a_prospective_source_of_natural_anti-viral_compounds_and_oral_vaccines_against_COVID-19_coronavirus/links/5e9cbd1da6fdcca789283cde/Plants-as-a-prospective-source-of-natural-anti-viral-compounds-and-oral-vaccines-against-COVID-19-coronavirus.pdf (https://www.researchgate.net/profile/Alireza_Rezazadeh2/publication/340771876_Plants_as_a_prospective_source_of_natural_anti-viral_compounds_and_oral_vaccines_against_COVID-19_coronavirus/links/5e9cbd1da6fdcca789283cde/Plants-as-a-prospective-source-of-natural-anti-viral-compounds-and-oral-vaccines-against-COVID-19-coronavirus.pdf)

Antiviral Effects of Plant-Derived Essential Oils and Their Components: An Updated Review (Antiviral Effects of Plant-Derived Essential Oils and Their Components: An Updated Review)

A Review on Ayurvedic Medicinal Herbs as Remedial Perspective for COVID-19 (A Review on Ayurvedic Medicinal Herbs as Remedial Perspective for COVID-19)

http://www.ayurvedjournal.com/JAHM_202061_01.pdf (http://www.ayurvedjournal.com/JAHM_202061_01.pdf)

Stilbene-based natural compounds as promising drug candidates against COVID-19 (Stilbene-based natural compounds as promising drug candidates against COVID-19)

Natural products may interfere with SARS-CoV-2 attachment to the host cell (Natural products may interfere with SARS-CoV-2 attachment to the host cell)

Resposta de Augusto Barros para Qual planta medicinal impede a replicação do virus da Covid-19?

Prova 14

As plantas medicinais para ajudar diabetes e hipertensão são fundamentais , 40% dos diabéticos sofrerão de nefropatia diabética caso não usem plantas urgentemente, contudo você não receberá das mãos de um médico brasileiro quase nenhuma recomendação nesta direção .

Prova 15

Canadibiol sintético ( e tóxico) foi aprovado pela ANVISA para se vender na farmacia a R$ 2.500,00 , mas o natural não, só por liminar na justiça você consegue plantar no fundo do seu quintal uma pequena quantidade.

PROPOMOS

  1. Descentralizar a ANVISA de tomada de decisões , distribuindo poderes aos especialistas em cada área , transformando-a apenas em órgão que monitore e fiscalize decisões já tomadas que precisem de intervenção (com justificativas apoiadas em pelo menos outros 5 especialistas na área específica do problema).
  2. A aprovação de qualquer medicamento, fitoterápico, protocolo, suplemento e alimento, ficará a cargo de um protocolo automático onde 5 especialistas (peer review) de cada setor aprovem. Eles verificando e assinando com responsabilidade própria fica automaticamente aprovado .
  3. A escolha de 5 especialistas deverá levar em conta as publicações que este cientista teve na área que irá julgar , o número de vezes que foi citado (fator h, índice Scopus elevado), número de patentes, demonstrando assim ser uma sumidade do tema, se 5 especialistas aprovarem qualquer materia de saúde, fica automaticamente aprovado, sem necessidade de muitas burocracias, papeis, taxas e sistema oneroso , pois são estas burocracias que marginalizam descobertas, soluções baratas e eficientes para a saúde pública e principalmente produtos naturais e protocolos de tratamento baratos e são estes custos e dificuldades que fabricam uma série de corrupções que não cabem neste artigo.
  4. Incentivar e elaborar politicas para que sistema de testes em humanos mais baratos (“trial clinicals”) ocorram no Brasil , para resolver a gigantesca falta na pesquisa científica de ensaios clínicos devido aos custos altos , mas que poderiam ser substituídos por ensaios clínicos abertos monitorados por celular que é muito mais barato[7][8][9][10][11][12][13]
  5. Uma vez que vacina é algo simples[23] e alguns tipos são até fáceis de se fabricar , permitir e incentivar que projetos que não representem ameaça a população, como por exemplo, o uso de gema do ovo de galinhas e codornas infectadas[24] [25] , possam ser praticadas como medidas integrativas.

Referências

Referências

[1] O que não te contaram sobre a Reforma da Previdência

[2] Médico que dava quimioterapia sem precisar é condenado a 45 anos de prisão nos EUA

[3] https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2017/05/como-medicos-sao-assediados-pela-industria-farmaceutica-para-prescrever-medicamentos-9788194.html

[4] Laboratórios farmacêuticos são acusados de pagar propina a profissionais de saúde na China

[5] Quanto o seu médico recebe da indústria?

[6] Folha de S.Paulo – Quase metade dos médicos receita o que fábrica indica – 31/05/2010

[7] Software Médico para Consultórios

[8] 15 aplicativos médicos para cuidar da saúde dos pacientes

[9] Quatro municípios concentram 11,8% da população brasileira



[1] Por que na Índia temos 116 mortos por milhão, no Brasil 1409 e nos EUA 1680 ?

[2] Brasil fica de novo fora do ‘top 200’ de ranking das melhores universidades 

[3] Institutional Corruption of Pharmaceuticals and the Myth of Safe and Effective Drugs

[4] https://www.cfp.ca/content/cfp/60/4/367.full-text.pdf

[5] Corruption of Pharmaceutical Markets: Addressing the Misalignment of Financial Incentives and Public Health

[6] Resposta de Sodré Neto para Por que tantos países já iniciaram a vacinação da Covid mas o Brasil nem tem data ainda?

[7] Anvisa recorre a Bolsonaro contra MP que remove autonomia de analisar vacinas – Olhar Digital

[8] https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=8923825&ts=1612889844523&disposition=inline

[9] Rodrigo Pacheco – Wikipédia, a enciclopédia livre

[10] Países com Menor Proporção de Mortes por Covid-19 usam muito Medicina Alternativa e Fitoterapia

[11] Como Rockefeller fundou a medicina moderna e matou as curas naturais

[12] Flexner Report – Wikipedia[13] The Flexner Report ― 100 Years Later

[14] U.S. Physician Recommendations to Their Patients About the Use of Complementary Health Approaches

[15] Resposta de Sodré Neto para Por que o Brasil tem o número de recuperados do covid-19 tão baixo?

[16] Países com Menor Proporção de Mortes por Covid-19 usam muito Medicina Alternativa e Fitoterapia

[17] Resposta de Sodré Neto para Por que tantos países já iniciaram a vacinação da Covid mas o Brasil nem tem data ainda?

[18] https://www.youtube.com/watch?v=SQpVUYjwRW8

[19] Historia

[20] https://sistemas.cfm.org.br/normas/arquivos/pareceres/BR/2007/12_2007.pdf

[21] Ozonioterapia é Confirmada por Ensaios Clínicos (Trial Clinical) Específicos para Covid-19

[22] https://scholar.google.com/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=phytotherapy&oq=phitoter[23] Resposta de Sodré Neto para Por que tantos países já iniciaram a vacinação da Covid mas o Brasil nem tem data ainda?

[24] Cientistas estudam spray nasal com anticorpos de galinhas contra Covid-19[25] Anticorpos da gema do ovo podem proteger organismo da Covid-19. Entenda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s